Topo

Receita da IBM no 2º tri frustra estimativas

18/07/2017 18h19

(Reuters) - A receita trimestral da IBM ficou aquém das estimativas de analistas, uma vez que o crescimento dos negócios de maiores margens, como de serviços em nuvem e de inteligência artificial desacelerou, enquanto a demanda por serviços de tecnologia caiu.

As ações da empresa recuaram 2 por cento nos negócios after-market nesta terça-feira.

A IBM mudou o foco dos negócios nos últimos anos para áreas de crescimento- como nuvem, segurança cibernética e análise de dados- para compensar a desaceleração em hardware e software.

A receita dessas novas áreas, que a IBM chama de imperativos estratégicos, subiu 5 por cento no segundo trimestre. Mas o desempenho ficou abaixo do crescimento percentual de dois dígitos que esses negócios geraram nos últimos trimestres, o que pode elevar as preocupações sobre o ritmo da mudança da IBM.

No entanto, a receita dos imperativos estratégicos subiu 11 por cento a 34,1 bilhões de dólares nos últimos 12 meses.

A receita dos negócios de tecnologia e plataformas em nuvem da IBM caiu 5,1 por cento para 8,41 bilhões de dólares. Os analistas, em média, previam 8,58 bilhões de dólares, de acordo com a empresa de análise e dados financeiros FactSet.

A receita total caiu 4,7 por cento para 19,29 bilhões de dólares, marcando a maior queda em cinco trimestres. A IBM não registra crescimento nas receitas anuais desde 2011.

Os analistas, em média, esperavam receita de 19,46 bilhões de dólares, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

O lucro líquido caiu para 2,33 bilhões de dólares, ou 2,48 dólares por ação, de 2,5 bilhões, ou 2,61 dólares por ação, um ano antes.

Excluindo itens extraordinários, a IBM lucrou 2,79 dólares por ação, superando as estimativas dos analistas de 2,74 dólares, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

(Por Pushkala A em Bengaluru)