Software AG divulga queda em vendas de licenças digitais

FRANKFURT (Reuters) - A alemã Software AG divulgou nesta terça-feira queda nas vendas de licenças do software com o qual está apostando na digitalização do negócio, ofuscando um aumento em sua estimativa de lucro anual.

A Software AG planeja exercer um papel essencial na chamada internet industrial, que conecta máquinas e produz enormes quantidades de dados, que precisam ser processados e analisados, e investiu fortemente em sua plataforma digital empresarial (DBP).

As licenças de vendas da DBP, que traz consigo receitas de serviços de alta margem e manutenção, recuaram 7 por cento no segundo trimestre. As receitas com a manutenção da DBP subiram 8 por cento, levando a receita total do negócio para 104 milhões de euros.

A Software AG, segunda colocada em relação à empresa de softwares germânica SAP, também elevou a margem operacional de lucro em 2017 para 31 por cento a 32 por cento, ante diretriz anterior, de 30,5 a 31,5 por cento, graças às fortes manutenções.

Analistas pesquisados pela Reuters esperavam que a receita de DBP fosse de 108 milhões de euros -o que corresponde a metade das vendas totais da Software AG- com o restante dividido igualmente entre seu software de base de dados e consultoria.

A empresa disse que teve "problemas de execução, onde as licenças digitais pairaram pelo segundo trimestre e contrastaram com as taxas de crescimento de três dígitos em alguns outros países, como Itália e Suíça.

(Por Maria Sheahan e Georgina Prodhan)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos