Lucro da Alphabet cai com multa recorde de 2,4 bi de euros da União Europeia

(Reuters) - A Alphabet informou queda de 27,7 por cento no lucro trimestral, à medida que a companhia registrou uma cobrança previamente anunciada em relação a uma multa recorde de 2,7 bilhões de dólares imposta ao Google pela União Européia.

O regulador antitruste da UE no mês passado multou o Google, da Alphabet, no recorde de 2,4 bilhões de euros por favorecer seu serviço de compras, assumindo uma posição dura no primeiro de três processos sobre buscas e sistemas operacionais de smartphones de seu site.

Em bases consolidadas, a receita cresceu cerca de 21 por cento para 26 bilhões de dólares no trimestre encerrado em 30 de junho, superando a estimativa dos analistas de 25,65 bilhões de dólares, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

A receita foi impulsionada pela forte demanda de propaganda em dispositivos móveis e pelo serviço de vídeo YouTube. A receita publicitária do Google, que representa a maior parte do negócio, cresceu 18,4 por cento, para 22,67 bilhões de dólares.

A receita de outras unidades, incluindo os celulares Pixel, a Play Store e o negócio em nuvem, saltaram 42,3 por cento, para 3,09 bilhões de dólares.

O lucro líquido da empresa caiu para 3,52 bilhões, ou 5,01 dólar por ação, ante 4,88 bilhões, ou 7 dólares por ação um ano antes. Analistas esperavam lucro de 4,49 por ação.

(Por Rishika Sadam)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos