Topo

Lucro da Alphabet cai com multa recorde de 2,4 bi de euros da União Europeia

24/07/2017 18h00

(Reuters) - A Alphabet informou queda de 27,7 por cento no lucro trimestral, à medida que a companhia registrou uma cobrança previamente anunciada em relação a uma multa recorde de 2,7 bilhões de dólares imposta ao Google pela União Européia.

O regulador antitruste da UE no mês passado multou o Google, da Alphabet, no recorde de 2,4 bilhões de euros por favorecer seu serviço de compras, assumindo uma posição dura no primeiro de três processos sobre buscas e sistemas operacionais de smartphones de seu site.

Em bases consolidadas, a receita cresceu cerca de 21 por cento para 26 bilhões de dólares no trimestre encerrado em 30 de junho, superando a estimativa dos analistas de 25,65 bilhões de dólares, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

A receita foi impulsionada pela forte demanda de propaganda em dispositivos móveis e pelo serviço de vídeo YouTube. A receita publicitária do Google, que representa a maior parte do negócio, cresceu 18,4 por cento, para 22,67 bilhões de dólares.

A receita de outras unidades, incluindo os celulares Pixel, a Play Store e o negócio em nuvem, saltaram 42,3 por cento, para 3,09 bilhões de dólares.

O lucro líquido da empresa caiu para 3,52 bilhões, ou 5,01 dólar por ação, ante 4,88 bilhões, ou 7 dólares por ação um ano antes. Analistas esperavam lucro de 4,49 por ação.

(Por Rishika Sadam)