Topo

Novo aparelho auditivo consegue receber som transmitido por smartphone

Implante auditivo da Cochlear pode funcionar junto com o iPhone - Divulgação
Implante auditivo da Cochlear pode funcionar junto com o iPhone Imagem: Divulgação

Stephen Nellis

26/07/2017 17h35Atualizada em 26/07/2017 18h53

A Cochlear disse nesta quarta-feira (26) que pode transmitir áudio diretamente de iPhones, iPads e iPods da Apple para microchips de seus implantes auditivos sem dispositivo adicional. Na prática, isso significa que o som de aparelhos da Apple poderão ser transmitidos diretamente para o dispositivo auditivo.

Anteriormente, os processadores de som da Cochlear trabalhavam com celulares, mas os usuários de implantes precisavam conectar um processador de som a um dispositivo de Bluetooth intermediário - normalmente usado ao redor do pescoço como um pingente - para se conectar com um celular. 

Processador de som Nucleus 7, da Cochlear - Divulgação - Divulgação
Processador de som Nucleus 7, da Cochlear
Imagem: Divulgação

As capacidades do iPhone virão no mais novo processador de som da Cochlear que fica fora da orelha, o Nucleus 7, que deve ser lançado em setembro. Os usuários podem atualizar o processador sem um novo implante. 

Os processadores da empresa reúnem o som ambiente, transformando-o em um sinal elétrico e o enviando para um eletrodo implantado nos ouvidos de pessoas com problemas de audição.

A Apple também trabalhou com empresas de assessoria auditiva, como a GN ReSound e Starkey, que também podem se conectar diretamente ao iPhone. A companhia desenvolveu os protocolos com as empresas e licenças para eles gratuitamente.