Lucro do Facebook bate estimativas impulsionado por publicidade em dispositivos móveis

Por David Ingram e Rishika Sadam

(Reuters) - O Facebook superou as estimativas para lucro e receita trimestral nesta quarta-feira, à medida que os esforços da gigante de redes sociais em vídeos ajudaram a impulsionar o crescente modelo de negócios baseado em anúncios para dispositivos móveis.

O Facebook disse que cerca de 2,01 bilhões de pessoas usaram sua rede social mensalmente no segundo trimestre encerrado em 30 de junho, alta de 17 por cento em comparação ao mesmo período do ano anterior.

"No segmento móvel temos continuado a ver grande fortalecimento", disse o diretor-financeiro do Facebook, David Wehner, em uma entrevista por telefone à Reuters. "Temos visto cada vez mais dólares em anúncios alocados para o segmento móvel, e achamos que a tendência vai continuar."

A receita com anúncios para dispositivos móveis representou por 87 por cento da receita total de publicidade da companhia, que totalizou 9,16 bilhões de dólares, alta frente aos 84 por cento na comparação anual.

A média esperada pelos analistas para a receita total em publicidade era de 9,02 bilhões de dólares, segundo a empresa de dados e análises FactSet.

"Claramente, o principal motor de crescimento é, de modo geral, o feed de notícias do Facebook", disse Wehner. "O Instagram está fazendo uma contribuição, uma contribuição crescente."

O Facebook espera gerar 36,29 bilhões em receita liquida de publicidade digital este ano, um salto de 35 por cento em relação a 2016, de acordo com a eMarketer.

Mas investidores querem que a rede social encontre fontes adicionais de receitas, alegando que a companhia está perto do limite máximo de anúncios no feed de notícias, o que pode desacelerar o crescimento.

Até o momento, no entanto, esses alertas ainda não se concretizaram.

O Facebook está testando a introdução de anúncios no seu serviço de mensagens Messenger e examinando como pode monetizar o aplicativo correlato Whatsapp, o qual, segundo a empresa, tem um bilhão de usuários diários.

O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, disse a analistas em uma teleconferência que a companhia ainda estava nos estágios iniciais de monetizar esses serviços.

"Quero nos ver mover um pouco mais rápido aqui, mas estou confiante que vamos acertar isso no longo prazo", disse ele.

A expansão de vídeo online será outra fonte para anúncios, disse Zuckerberg.

O lucro líquido atribuído aos acionistas aumentou para 3,89 bilhões de dólares, ou 1,32 dólar por ação, no segundo trimestre, ante 2,28 bilhões de dólares, ou 0,78 dólar por ação, em um ano antes.

A receita total cresceu 44,8 por cento para 9,32 bilhões de dólares.

Os analistas estimaram ganhos de 1,13 dólar por ação e receita de 9,20 bilhões, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

(Por David Ingram em San Francisco e Rishika Sadam em Bengaluru)

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