Estudantes holandeses criam carro biodegradável

EINDHOVEN, Holanda (Reuters) - O que é feito de açúcar, pode transportar quatro pessoas e viajar a 80 quilômetros por hora? Um carro biodegradável, cujos inventores dizem poderá ser o próximo passo no automobilismo ecológico.

O carro elétrico leve, criado por estudantes na Holanda, é feito de uma resina derivada de beterraba para produção de açúcar e coberto com folhas de linho cultivado na Holanda.

"Somente as rodas e os sistemas de suspensão ainda não são produzidos com materiais biológicos", disse Yanic van Riel, um dos desenvolvedores da equipe TU/Ecomotive da Universidade de Tecnologia de Eindhoven.

A estrutura do carro que eles chamam de Lina tem uma relação força-peso semelhante à da fibra de vidro e pesa apenas 310 quilos.

Mas o protótipo ainda não passou por testes de colisão, porque o material "não vai se dobrar como metal, mas quebrar", disse o líder da equipe, Noud van de Gevel.

A equipe TU/Ecomotive planeja testar o Lina no final deste ano, assim que receber a aprovação da Autoridade de Veículos da Holanda.

(Por Jim Drury; reportagem adicional por Mark Hanrahan)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos