Topo

Herói que derrotou virus WannaCry se declara inocente de acusações de hacking

15.mai.2017 - Especialista em TI, britânico Marcus Hutchins dá entrevista sobre ter freado o avanço do ataque cibernético mundial WannaCry - Frank Augstein/AP
15.mai.2017 - Especialista em TI, britânico Marcus Hutchins dá entrevista sobre ter freado o avanço do ataque cibernético mundial WannaCry Imagem: Frank Augstein/AP

Dustin Volz

Em San Francisco

14/08/2017 14h32Atualizada em 14/08/2017 16h10

O pesquisador britânico de segurança cibernética Marcus Hutchins se declarou inocente nesta segunda-feira (14) em relação às acusações federais de que construiu e vendeu código mal-intencionado usado para roubar credenciais bancárias.

Hutchins, de 23 anos, tornou-se famoso do dia para a noite dentro da comunidade hacker em maio, quando ajudou a desarmar o ataque global do vírus "WannaCry", que infectou centenas de milhares de computadores em maio e causou interrupções em fábricas, hospitais, lojas e escolas em mais de 150 países.

Ele foi preso neste mês em Las Vegas sob acusação de atividades hackers não relacionadas ao WannaCry. Os promotores norte-americanos alegam que ele e outro réu, não identificado, anunciaram, distribuíram e lucraram com o código de um software malicioso conhecido como "Kronos" entre julho de 2014 e 2015.

O caso atraiu grande atenção da comunidade hacker por causa das implicações que pode representar para ciberpesquisadores e preocupações de que pode deteriorar a relação, frequentemente tensa, entre os hackers e os agentes da lei.

Hutchins é um "jovem brilhante e um herói", disse sua advogada, Marcia Hoffman, a repórteres nesta segunda-feira, logo após a acusação.

"Ele vai se defender vigorosamente contra estas acusações e, quando as evidências surgirem, estamos confiantes de que ele será totalmente inocentado", ela disse.