Topo

ThoughtSpot levanta US$120 mi em investimentos para projeto em inteligência artificial

17/08/2017 16h46

Por Heather Somerville

SAN FRANCISCO (Reuters) - A empresa de tecnologia do Vale do Silício ThoughtSpot levantou 120 milhões de dólares em investimentos para alimentar o novo empreendimento de inteligência artificial da startup.

A companhia disse nesta quinta-feira que arrecadou 60 milhões de dólares em uma rodada de investimento liderada pela Lightspeed Venture Partners. A rodada de investimento, completada em janeiro mas que não tinha sido divulgada, foi uma extensão de uma rodada realizada há um ano, também de 60 milhões de dólares.

Lightspeed foi a primeira empresa de capital de risco a apoiar a Snap.

A ThoughtSpot disponibiliza softwares de análise de dados para empresas com uma ferramenta de busca similar ao Google que permite aos usuários pesquisar dados. O software produz tabelas, gráficos e mapas que apresentam resultados como números de vendas e dados demográficos dos clientes.

O financiamento da ThoughtSpot coincide com o lançamento de um novo produto de inteligência artificial da empresa, o SpotIQ. Com essa tecnologia, um computador faz milhares de perguntas por conta própria, supondo o que o usuário gostaria de saber, com base no seu perfil e em certos termos de busca. A pesquisa produz dezenas de conjuntos de dados analisados em segundos.

O presidente-executivo da ThoughtSpot, Ajeet Singh, disse à Reuters que a inteligência artificial permite que as empresas obtenham respostas para perguntas que talvez nem saibam fazer. Ele acrescentou que o software equivale à contratação de milhares de analistas, fazendo-lhes perguntas e esperando uma semana para que eles voltem com relatórios - cerca de 40.000 horas-homem de trabalho.

(Por Heather Somerville)