Filipinas diz que vai retirar suspensão se Uber pagar multa de US$3,7 mi

MANILA (Reuters) - O órgão regulador do setor de transportes das Filipinas disse nesta sexta-feira que retiraria uma suspensão de um mês à Uber Technologies se a empresa pagar uma multa de 190 milhões de pesos filipinos (3,7 milhões de dólares), valor quase 20 vezes superior que a empresa ofereceu pagar.

O Conselho Regulatório e de Franquias de Transporte Terrestre disse que a empresa de serviços de transporte urbano por aplicativo também terá que pagar aos seus motorista quase 20 milhões de pesos filipinos por dia em assistência financeira durante o período de suspensão. A Uber ainda não comentou o assunto.

O regulador suspendeu as operações do aplicativo por um mês a partir de 14 de agosto pelo descumprimento de uma orientação para deixar de aceitar cadastros de novos motoristas.

A empresa, que afirmou não ter processado esses cadastros, mais tarde indicou ao órgão que poderia pagar uma multa de 10 milhões de pesos filipinos para por fim à suspensão.

Recentemente a Uber disse ter quase 67 mil motoristas nas Filipinas.

O regulador disse que o valor da multa foi calculado "levando em consideração o número de dias de suspensão restantes em relação ao rendimento médio diário". Citando dados fornecidos pela Uber, o órgão disse que a receita diário da empresa é de até 10 milhões de pesos filipinos com pelo menos 150 mil viagens.

(Por Manolo Serapio Jr)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos