ChargePoint planeja IPO e expansão guiada por boom em carros elétricos

FRANKFURT (Reuters) - A ChargePoint, operadora de uma das maiores rede de estações de recarga para carros elétricos do mundo, quer fazer uma oferta pública inicial nos próximos cinco anos, à medida que se expande para a Europa, disse à Reuters o presidente-executivo da empresa.

A demanda por carros elétricos depende de redes de pontos de recarga, que empresas de energia elétrica, grupos de engenharia, montadoras e startups estão tentando fornecer e controlar antes do setor decolar.

Fundada em 2007, a ChargePoint é uma empresa do Vale do Silício que opera cerca de 40 mil pontos de recarga nos Estados Unidos e México. Até o momento, a empresa arrecadou quase 300 milhões de dólares em fundos junto a investidores como Daimler, Siemens e BMW.

"Nós provavelmente vamos buscar uma abertura de capital nos próximos cinco anos", disse o presidente da ChargePoint, Pasquale Romano. Ele acrescentou que o grupo se prepara para implementar uma estrutura de divulgações de resultados para atender aos requisitos do mercado de ações. "Estaremos prontos, mas as condições têm que estar corretas."

A empresa, que tem entre os diretores o ex-presidente da General Motors Rick Wagoner, pretende investir os 125 milhões de dólares que levantou em rodadas de financiamento para realizar uma expansão na Europa.

Romano disse que a ChargePoint estava contratando na Alemanha, França, Holanda e Reino Unido, onde concluiu um acordo para vender carregadores rápidos em maio, o primeiro na Europa.

A ChargePoint enfrentará uma forte concorrência no continente, principalmente da EV-Box, da Engie, que tem mais de 48 mil pontos de recarga instalados, além da Innogy da RWE, com 5.800 postos.

"O mercado irá consolidar cerca de três a quatro atores e esperamos ser um deles", disse Romano, acrescentando que a empresa precisa crescer agressivamente, possivelmente em detrimento da lucratividade imediata.

(Por Christoph Steitz)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos