Ford faz parceria com Domino's Pizza para testar entrega com veículos autônomos

Por Paul Lienert

ANN ARBOR (Reuters) - A Ford Motor e a Domino's Pizza vão iniciar em setembro testes das reações de consumidores em Michigan a entregas feitas por veículos autônomos, informaram as empresas nesta terça-feira.

Não será o primeiro experimento com tecnologia avançada para entrega de pizzas. A australiana Domino's Pizza Enterprises, maior franquia independente da companhia, testou a entrega para clientes na Nova Zelândia via drones e robôs autônomos.

Em uma publicação em blog na semana passada, o diretor de veículos autônomos e elétricos da Ford, Sherif Marakby, sinalizou as ambições mais amplas da montadora, dizendo que a empresa planeja cooperar com "múltiplos parceiros" no uso de veículos autônomos "desenvolvidos para melhorar o movimento de bens e pessoas".

Executivos da Ford disseram anteriormente que a companhia espera lançar um veículo autônomo para frotas comerciais em 2021.

Domino's e Ford entregarão pizzas a clientes selecionados aleatoriamente na área de Ann Arbor com o híbrido Ford Fusion equipado com tecnologia autônoma. Inicialmente, os veículos de entrega serão pilotados por motoristas humanos.

Os clientes poderão rastrear o processo de entrega via GPS e receberão mensagens de texto sobre como retirar suas pizzas assim que o veículo de entrega chegar.

Um número de startups de serviços de entrega, muitas financiadas por grupos de venture capital, têm experimentado entrega sob demanda de diferentes produtos, incluindo mantimentos, alimentos preparados e bebidas. Companhias maiores, incluindo Uber Technologies e Amazon, também o fazem.

(Por Paul Lienert em Detroit)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos