Uber anuncia Dara Khosrowshahi como novo presidente-executivo

SÃO FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - A Uber Technologies anunciou oficialmente como seu novo presidente-executivo Dara Khosrowshahi, que liderou a empresa de turismo online Expedia por 12 anos, em comunicado enviado a seus funcionários no final da terça-feira.

O conselho da empresa de transporte urbano por aplicativo já tinha escolhido Khosrowshahi como presidente-executivo no domingo, disseram duas fontes à Reuters. Mas a empresa e seu conselho não tinham se manifestado publicamente sobre a decisão uma vez que as negociações sobre o contrato estavam ocorrendo.

A escolha de Khosrowshahi acontece em um momento em que a Uber está tentando se recuperar de uma série de crises que culminaram com a saída do ex-presidente Travis Kalanick, em junho. A indicação também é um passo para preencher vagas na administração da companhia que até o momento não tem vice-presidente financeiro, diretor de engenharia ou diretor jurídico.

"O conselho e a liderança executiva estão confiantes que Dara é a melhor pessoa para liderar a Uber no futuro", escreveram os oito membros do conselho da companhia em mensagem enviada aos funcionários e que foi tornada pública.

Khosrowshahi já comunicou os funcionários da Expedia sobre sua decisão. "Esta foi uma decisões mais difíceis da minha vida", disse ele em mensagem aos empregados da Expedia.

"Tenho que dizer que estou assustado", escreveu Khosrowshahi na mensagem obtida pela Reuters. "Estou na Expedia há tanto tempo que esqueci como era a vida fora daqui."

Khosrowshahi, 48, é um imigrante iraniano que foi aos Estados Unidos com seus país em 1978 durante a Revolução Iraniana. Ele é descrito por quem o conhece como amigável, firme, esperto nos negócios e calmo em situações de caos.

(Por Heather Somerville)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos