Western Digital pode retirar oferta por unidade de chips da Toshiba para fortalecer joint venture, dizem fontes

(Reuters) - A Western Digital se ofereceu para retirar sua oferta pela lucrativa unidade de semicondutores da Toshiba após a interrupção das negociações, buscando, em vez disso, uma posição mais forte na joint venture de chips das companhias, disseram duas fontes na terça-feira.

A mudança pode ajudar a Toshiba a finalmente selar um acordo para vender a divisão após meses de atrasos, fornecendo-lhe recursos para cobrir bilhões de dólares em passivos ligados à Westinghouse, seu falido negócio nuclear nos Estados Unidos.

Um consórcio que inclui a Western Digital, a empresa de private equity norte-americana KKR & Co, e os estatais Innovation Network of Japan e Development Bank of Japan ofereceu anteriormente cerca de 1,9 trilhão de ienes (17,4 bilhões de dólares) pelo negócio de chips da Toshiba, de acordo com pessoas familiarizadas com as conversas.

No entanto, essas negociações ficaram paralisadas nas últimas semanas, uma vez que os dois lados se esforçaram para chegar a um acordo sobre a participação da Western Digital no negócio, que a empresa japonesa queria limitar, na tentativa de evitar revisões antitruste prolongadas, disseram fontes.

Para ajudar a fechar o negócio, a Western Digital disse à Toshiba que está preparada para retirar a oferta do consórcio pelo negócio, disseram as fontes, uma com conhecimento direto da transação e outra que foi informada sobre esse desdobramento. Em troca, a Western Digital busca fortalecer sua posição nas operações da joint venture, disseram.

O conselho da Toshiba deve se reunir na quarta-feira para discutir o acordo, disseram as fontes.

Uma porta-voz da Western Digital disse que não poderia comentar imediatamente. A Toshiba disse que não comentaria os detalhes das negociações.

(Por Kentaro Hamada e Makiko Yamazaki)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos