Vendas de computadores têm alta de 5% no 2º tri, diz IDC Brasil

(Reuters) - As vendas de computadores no Brasil cresceram 5 por cento no segundo trimestre ante mesmo período de 2016, informou nesta quarta-feira a consultoria IDC Brasil, citando movimentos que estimularam a entrada de novos consumidores no mercado.

Foram 1,243 milhões de equipamentos vendidos entre abril e junho, acima dos 1,182 milhões comercializados no segundo trimestre do ano passado.

Já a receita de 2,7 bilhões de reais caiu 6,4 por cento em relação ao mesmo período de 2016. O tíquete médio foi de 2.177 reais, queda de 11 por cento ante mesmo período do ano anterior.

"O crescimento mostra que o mercado ainda tem fôlego para fechar um bom ano. A liberação do dinheiro do FGTS contribuiu para aumento nas vendas", afirmou o analista da IDC Pedro Hagge.

A participação do varejo ficou em 68 por cento, após crescimento de 6 por cento no mesmo período do ano passado. As vendas para o mercado corporativo cresceram 3 por cento.

A IDC estima que o mercado de computadores no país deve crescer 1,2 por cento em 2017, com 4,55 milhões de unidades vendidas e receita na casa dos 10,3 bilhões de reais.

(Por Taís Haupt)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos