Em visita à Alemanha, Sheryl Sandberg diz que Facebook não fabricará carros

FRANKFURT (Reuters) - A diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, fez na quinta-feira uma charmosa ofensiva na Alemanha, dizendo às poderosas montadoras do país que a maior rede social do mundo não quer competir com elas.

"Eu tenho uma boa notícia. Somos a única empresa no Vale do Silício que não está construindo um carro", afirmou Sandberg, recebendo risos e aplausos na cerimônia de abertura do Salão do Automóvel de Frankfurt, onde conheceu a chanceler alemã Angela Merkel.

O Facebook está patrocinando um "novo mundo da mobilidade" no Salão de Frankfurt, que reúne fabricantes de automóveis, empresas de tecnologia e startups em áreas como a de veículos autônomos e carros elétricos.

A visita de Sandberg à Alemanha acontece após o parlamento do país aprovar uma lei em junho para aplicar multas de até 59 milhões de dólares às redes sociais se não conseguirem remover postagens odiosas prontamente.

Na quarta-feira, quando Sandberg participava de uma conferência de marketing na Alemanha, o Facebook reforçou as regras sobre quem pode ganhar dinheiro com anúncios em sua plataforma para dificultar os ganhos de fornecedores de notícias falsas e manchetes sensacionalistas.

A rede social também informou na ocasião que intensificaria o monitoramento de discurso de ódio, contratando 3 mil revisores de conteúdo para quase dobrar o tamanho de sua equipe existente.

"Nós assumimos nossa responsabilidade com as pessoas que usam nossos produtos, com os países em que trabalhamos como a Alemanha, e com a sociedade em geral, muito seriamente", disse Sandberg nesta quinta-feira.

Sandberg anunciou que o Facebook vai se juntar a um projeto de teste de mobilidade urbana em Munique com fabricantes de automóveis e startups. Segundo ela, a rede social também patrocinará uma nova universidade em Berlim focada no desenvolvimento de produtos digitais.

(Por Emma Thomasson)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos