Salesforce lançará fundo de U$S50 mi para inteligência artificial

SAN FRANCISCO (Reuters) - A área de risco da Salesforce.com está lançando um fundo de investimentos de 50 milhões de dólares em startups que empregam inteligência artificial, disse à Reuters a empresa de computação em nuvem nesta terça-feira.

A Salesforce, cujo software ajuda empresas a vender, comercializar e acompanhar a atividade do consumidor, vem aumentado o uso de IA desde que lançou sua tecnologia "Einstein" há um ano, que usa recursos de dados e automação.

As receitas e o lucro da empresa cresceram rapidamente nos trimestres recentes, e a companhia aumentou os investimentos em pesquisa e desenvolvimento para enfrentar a competição de rivais como Oracle Group e Microsoft.

O investimento de capital de risco em startups de inteligência artificial está aumentando rapidamente. Para 2017, o financiamento global para startups da IA deverá superar os 10,8 bilhões de dólares -quase o dobro dos 5,6 bilhões de dólares investidos em 2016, de acordo com a pesquisadora CB Insights.

Desde sua fundação em 2009, a Salesforce Ventures destinou mais de 700 milhões de dólares em fundos para 250 startups, disse o vice-presidente John Somorjai.

Com o novo financiamento, a empresa espera atrair mais desenvolvedores para construir aplicativos de inteligência artificial que funcionem em conjunto com seus produtos.

(Por Salvador Rodriguez)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos