Navistar e VW irão colaborar em caminhão elétrico e conectividade

DETROIT (Reuters) - Os sócios em caminhões comerciais Navistar e a divisão de caminhões e ônibus da Volkswagen disseram nesta segunda-feira que vão lançar um caminhão elétrico de médio porte na América do Norte até o final de 2019 e no desenvolvimento de sistemas para conectar caminhões à Internet.

O chefe de caminhões da Volkswagen, Andreas Renschler, e o presidente-executivo da Navistar, Troy Clarke, disseram à Reuters que as empresas também planejam colaborar na próxima geração de motores a diesel "Big Bore".

A Volkswagen no ano passado comprou 16,6 por cento na Navistar, com sede em Illinois. As empresas começaram a colaborar neste ano.

As companhias estão a caminho de atingir a economia de custos prevista de 500 milhões de dólares nos primeiros cinco anos da aliança, disse Clarke.

O novo caminhão elétrico para a América do Norte será um caminhão classe 6 ou 7, baseado em um veículo Navistar e destinado a clientes que fazem entregas em centros urbanos.

A Volkswagen testará nove caminhões elétricos na Áustria, que oferecerão cargas úteis de cerca de 18 toneladas e autonomia de cerca de 180 quilômetros entre elas, disse Renschler.

(Por Joe White)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos