Órgão regulador dos EUA pede para Apple ativar chips de rádio FM em iPhones

SÃO PAULO (Reuters) - O principal regulador de comunicações dos Estados Unidos pediu que a Apple ative chips de rádio FM instalados em iPhones, o que permitiria acesso de usuários a informações vitais durante desastres naturais que comprometam redes sem fio.

O presidente da Comissão Federal de Comunicações, Ajit Pai, disse nesta quinta-feira que a Apple é o único grande fabricante de telefones que não ativou os chips.

"É hora de a Apple colocar a segurança do povo norte-americano em primeiro", disse Pai em comunicado. "Espero que a empresa reconsidere sua posição, tendo em vista a devastação causada pelos furacões Harvey, Irma e Maria."

Um porta-voz da Apple não comentou imediatamente.

O senador Bill Nelson, democrata da Flórida, também disse que a Apple deveria ativar os chips.

"A questão é que os consumidores precisam de informações críticas em situações de emergência", disse Nelson. "Se existem tecnologias, como chips de rádio, que ajudam com isso em momentos de emergência, as empresas deveriam fazer tudo o que estiver ao seu alcance para empregar seu uso."

A FCC disse na véspera que mais de 90 por cento das torres de celulares em Porto Rico e dois terços nas Ilhas Virgens dos EUA estavam fora de serviço após os furacões danificá-las.

(Reportagem de David Shepardson)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos