Bain Capital quer listar unidade de chips da Toshiba em 3 anos

TÓQUIO (Reuters) - O fundo de private equity norte-americano Bain Capital disse nesta quinta-feira que pretende listar a unidade de chips da Toshiba na Bolsa de Valores de Tóquio no prazo de três anos, para reaver seu investimento depois de ter liderado a aquisição do negócio por 18 bilhões de dólares.

O Bain, cujo consórcio assinou o acordo de compra na semana passada, também disse que espera resolver disputas legais sobre a transação ainda em fase inicial com a Western Digital, parceira de joint venture da Toshiba.

A Toshiba pretende completar a venda no final de seu ano fiscal em março. A empresa planeja usar o lucro para preencher um buraco em seu balanço causado pela falência de sua subsidiária de energia nuclear nos Estados Unidos e evitar uma possível deslistagem da bolsa.

Com o relógio correndo, o Bain pediu aprovação antitruste na China no dia seguinte à assinatura, disse na quarta-feira uma pessoa familiarizada com o assunto.

Várias outras fontes disseram à Reuters que a natureza estratégica do setor de chips para a China e as complicações políticas - incluindo relações temporariamente tensas com a Coreia do Sul e a presença da sul-coreana SK Hynix Inc no consórcio - podem fazer com que o processo se prolongue ainda mais.

(Por Makiko Yamazaki e Junko Fujita)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos