Ford estimula startup do Vale do Silício para desenvolver software de transporte

(Reuters) - A Ford começou a desenvolver novas aplicações para serviços de transporte usando uma plataforma criada pela Autonomic, uma pequena startup do Vale do Silício.

Um dos primeiros negócios do tipo é o "microtransit" chamado Transporte Médico Sem Emergência, lançado em 2017 pela Ford em parceria com o Hospital Beaumont, de Michigan. Os pacientes podem agendar check-ups e consultas num aplicativo desenvolvido no software da Autonomic, disse Sundeep Madra, presidente-executivo e co-fundador da Autonomic.

Montadoras têm explorado uma ampla gama de serviços digitais para complementar seus negócios, incluindo o compartilhamento de carros e a entrega de alimentos e bens. Mas quando se trata de desenvolver aplicativos de celulares voltados para o consumidor e os sistemas de dados por trás deles, elas têm perdido para as empresas do Vale do Silício.

A Ford no mês passado anunciou parcerias com a Domino's e a Lyft, usando veículos autônomos da montadora e sua afiliada Argo. A Ford também está experimentando um serviço chamado Chariot que oferece viagens com vans.

Se a Ford optar por desenvolver seus próprios negócios de gerenciamento de frotas ou viagens compartilhadas, a Autonomic pode processar pagamentos digitais e identificação de clientes, bem como direcionar o fluxo de dados entre o veículo e o cliente, segundo uma fonte familiarizada com os planos da Ford.

(Por Paul Lienert)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos