Topo

Airbnb fecha anúncios de vagas em Pequim antes de congresso do Partido Comunista

11/10/2017 13h39

PEQUIM (Reuters) - O Airbnb removeu anúncios de quartos em Pequim, enquanto a capital chinesa se prepara para sediar o congresso quinquenal do Partido Comunista no final deste mês, no mais importante evento do calendário político do país em que a segurança é elevada.

Uma pesquisa da Reuters, realizada na quarta-feira, sobre anúncios no Airbnb envolvendo o centro de Pequim retornou "zero" resultados para todo o mês de outubro. Na terça-feira, havia anúncios para períodos incluindo as datas de realização do congresso, entre 18 e 31 de outubro.

"Devido a circunstâncias externas, residências em certas áreas de Pequim estão indisponíveis até 31 de outubro", disse o Airbnb em email enviado a anunciantes e visto pela Reuters.

A ausência de anúncios também é verificada em rivais e acontece uma semana antes do congresso em que o presidente chinês, Xi Jinping, deverá consolidar o poder em uma reformulação da liderança.

Tais eventos na China frequentemente são acompanhados por um aumento na vigilância e censura online. Durante o último congresso, em 2012, o acesso ao Google foi cortado. Desde então os serviços da empresa norte-americana têm sido bloqueados na China.

Para o congresso deste ano, autoridades ampliaram vistoria de identidades em estações de metrô e em outros pontos, em um esforço para deter trabalhadores não registrados e outros moradores considerados como ilegais em Pequim.

O Ministério da Segurança Pública e a polícia de Pequim não responderam a pedidos de comentários.

(Por Cate Cadell e Pei Li)