Topo

Facebook lançará novo dispositivo de realidade virtual "Oculus Go"

11/10/2017 17h14

SAN JOSE, Califórnia (Reuters) - O Facebook planeja lançar um novo headset de realidade virtual que não requer um computador separado para operar, permitindo a utilização por mais usuários de dispositivos móveis do que o atual "Oculus Rift", disse o presidente-executivo Mark Zuckerberg nesta quarta-feira.

Em uma conferência para desenvolvedores de realidade virtual, Zuckerberg disse que o dispositivo "Oculus Go" custará 199 dólares e começará a ser vendido no início do próximo ano, tarde demais para a temporada de compras de fim de ano nos EUA, mas mesmo assim saindo a frente dos rivais.

O Facebook investiu fortemente em realidade virtual na esperança de que a tecnologia, que oferece uma visão panorâmica de 360 ??graus de espaços distantes ou imaginários, passará de um interesse de nicho para uma plataforma amplamente utilizada por aplicativos de jogos, comunicação e negócios.

Em 2014, a rede social pagou 3 bilhões de dólares para adquirir a Oculus e manter seus funcionários.

O novo dispositivo se diferenciará do sistema rival Vive feito pela HTC Corp e pelo Daydream, equipamento do Google, pertencente a Alphabet, porque não dependerá de um celular para operar.

O Facebook reduzirá permanentemente o preço do sistema Oculus Rift de 499 para 399 dólares, informou a empresa.

A rede social deverá produzir cerca de 213 mil Rifts neste ano, enquanto a HTC deve fabricar em torno de 305 mil sistemas Vive, de acordo com uma pesquisa da Super Data.

(Por David Ingram)