Topo

Uber abre sua base de dados de viagens em Paris para ajudar no planejamento urbano da cidade

20/10/2017 12h48

BRUXELAS (Reuters) - A Uber disse nesta sexta-feira que abrirá o seus dados de corridas realizadas em Paris para o público, a fim de ajudar autoridades da cidade e urbanistas a entenderem melhor as necessidades de transporte, em um momento em que a empresa procura agradar as autoridades nacionais.

A empresa norte-americana de transporte urbano por aplicativo coleta grande quantidade de dados de bilhões de viagens realizadas por clientes. Os dados são utilizados pela empresa para melhorar seus serviços, mas recentemente começou a disponibilizá-los em várias cidades, incluindo Washington D.C., Sydney e Boston.

"Somos perguntados todo o tempo se há alguma maneira de compartilharmos mais dados, que adorariam ver onde as pessoas estão trafegando pela nossa cidade", disse à Reuters Adam Gromis, responsável pela sustentabilidade ambiental da Uber.

O serviço, chamado Uber Movement, mostra o tempo que leva para fazer uma viagem entre dois pontos em uma cidade em diferentes momentos do dia.

A Uber disponibiliza os dados através de um site gratuito que pode ser acessado por qualquer pessoa com uma conta Uber, mas é voltada especialmente para os urbanistas da cidade. Para respeitar a privacidade dos usuários, o Uber Movement não identifica os dados usados.

"Como uma empresa de tecnologia, podemos desempenhar um papel para ajudar as cidades a tomar decisões baseadas em dados em benefício do meio ambiente e seus cidadãos", disse Alexandre Droulers, gerente-geral da Uber para a nova mobilidade na Europa Ocidental.

O planejamento de transporte geralmente depende de pesquisas caras que são realizadas em média a cada 10 anos na região parisiense, tornando os dados da Uber muito mais atualizados.

(Por Julia Fioretti)