De olho na segurança

Nova onda de ciberataques atinge Ucrânia e Rússia

Pavel Polityuk e Jack Stubbs

Da Reuters, em Kiev (Ucrânia) e Moscou (Rússia)

  • Gleb Garanich//Reuters

    Passageiros são vistos passando por catracas para entrar no metrô de Kiev, na Ucrânia

    Passageiros são vistos passando por catracas para entrar no metrô de Kiev, na Ucrânia

Ciberataques do malware chamado "BadRabbit" atingiram a Ucrânia e a Rússia nesta terça-feira, causando atrasos no aeroporto ucraniano de Odessa e afetando vários meios de comunicação na Rússia, incluindo a agência de notícias Interfax.

O ataque parece ser um dos maiores desde o ocorrido com o NotPetya, em junho, que atingiu primeiramente a Ucrânia e se espalhou pelo mundo.

VEJA TAMBÉM:

A Interfax, uma das maiores agências de notícia da Rússia, disse que alguns de seus serviços foram atingidos por um "ataque de vírus sem precedentes". O site da agência voltará no fim desta terça-feira, disse o vice-presidente-executivo da Interfax, Yuri Pogorely, à Reuters.

Uma porta-voz do aeroporto de Odessa disse que alguns voos foram adiados porque os funcionários tiveram que processar os dados dos passageiros manualmente. O sistema de metrô de Kiev também relatou um ataque em seu sistema de pagamentos, mas disse que os trens operavam normalmente.

"Segundo nossos dados, a maioria das vítimas visadas pelos ataques está localizada na Rússia. Nós vimos ataques similares, porém em menor número, na Ucrânia, Turquia e Alemanha", disse a empresa de cibersegurança russa Kaspersky Lab.

O chefe da polícia cibernética da Ucrânia disse à Reuters que o país foi "pouco afetado".

Pesquisadores de segurança disseram que o BadRabbit parece ser um malware conhecido como ransomware, que criptografa dados em computadores, tornando-os inalcançáveis e, às vezes, interrompendo as atividades das empresas que os utilizam.

(Reportagem adicional por Natalia Zinets, Alessandra Prentice, Polina Devitt, Christian Lowe e Jim Finkle)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos