Alphabet vai testar carros autônomos no inverno de Michigan

WASHINGTON (Reuters) - A Waymo, unidade de carros autônomos da Alphabet, está expandindo testes de inverno, à medida que trabalha para enfrentar um potencial ponto cego para veículos autônomos: condições de neve e gelo.

A empresa disse nesta quinta-feira que Michigan é o sexto Estado em que o projeto testará veículos autônomos. A Waymo escolheu a região para ver como os veículos responderão na neve, gelo e granizo.

A companhia vem testando os veículos no Texas, Arizona, Nevada, Califórnia e no Estado de Washington, e inicia os estudos no Michigan na próxima semana em uma via pública com um motorista de segurança, para atuar se necessário.

"Para os motoristas humanos, a mistura de condições de inverno afeta a visibilidade e a maneira como o veículo lida com a estrada. O mesmo é verdade para veículos autônomos", disse o presidente-executivo da Waymo, John Krafcik. "Nosso objetivo final é que nossos carros autônomos operem de forma segura e sem problemas em todos os tipos de ambientes".

A empresa abriu um centro de desenvolvimento em Novi, Michigan, em maio de 2016, em parceria com a Fiat Chrysler para integrar a tecnologia de direção autônoma da Waymo nas minivans Chrysler Pacifica Hybrid.

A Waymo tem mapeado a região metropolitana de Detroit e quer avaliar como seus sensores funcionam em condições úmidas e frias. Um obstáculo é que o software de mapeamento de carro autônomo pode ter dificuldades no inverno.

(Por David Shepardson)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos