Chinesas CDH e SenseTime levantam US$450 mil para inteligência artificial, dizem fontes

HONG KONG (Reuters) - As chinesa CDH Investments e a startup SenseTime Group baseada em Hong Kong estão levantando cerca de 3 bilhões de iuanes (453 milhões de dólares) para investir em empresas que trabalham com tecnologia de inteligência artificial (IA), disseram duas fontes com conhecimento do assunto.

O plano das empresas para o fundo, que, de acordo com as fontes, será usado principalmente para investir em startups em fase de crescimento em todo o mundo, vem em meio ao movimento de Pequim para ser líder na tecnologia que se torna cada vez mais fundamental para vários setores.

Uma vez restrita a pesquisadores, a inteligência artificial tem atraído a atenção de empresas de saúde a serviços financeiros, que procuram usar algoritmos para analisar grandes quantidades de dados, reconhecer padrões e resolver problemas. A tecnologia está fadada a se espalhar para carros autônomos e robôs de serviço no futuro.

A empresa de investimentos com sede em Pequim CDH e a SenseTime, que fornece aplicativos baseados na tecnologia de reconhecimento facial, análise de vídeo e direção autônoma, vão atuar como co-gerentes do fundo, disse uma das fontes.

Não ficou claro quando a angariação de fundos seria encerrada ou quem seriam os potenciais investidores. A CDH e a SenseTime não comentaram o assunto.

Em julho, a SenseTime levantou 410 milhões de dólares, liderada pela CDH e o fundo estatal Sailing Capital, em um acordo que marcou uma das maiores rodadas de investimentos de uma empresa de inteligência artificial e avaliou a SenseTime em mais de 1,5 bilhão de dólares.

Em outubro passado, a Chinese Academy of Sciences e a empresa de investimentos Hillhouse Capital Group lançaram um dos primeiros fundos focados em IA do país, com um objetivo inicial de angariar 1 bilhão de iuanes (150 milhões de dólares) em recursos.

(Por Julie Zhu)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos