iPhone X é o melhor celular da Apple e reconhecimento facial funciona bem, dizem críticos

(Reuters) - As primeiras críticas ao aguardando o iPhone X, da Apple, foram publicadas e o veredicto é claro: é o melhor iPhone já criado.

O lançamento do celular, agendado para a próxima sexta-feira, foi tomado por preocupações sobre a distribuição e a funcionalidade do novo sistema de acesso por reconhecimento facial.

Com preço base de 999 dólares, também é o telefone mais caro que a empresa já lançou, mas a avaliação de analistas do setor é que a demanda pelo aparelho já está superando a oferta.

"É fino, é poderoso, tem ideias ambiciosas sobre o uso de câmeras em celulares e leva o design de aparelhos a novos lugares", disse Nilay Patel em crítica publicada pela Verge.

O iPhone X não traz o botão "home", um recurso que consta de versões anteriores do aparelho. Para ativar o modelo os usuários precisam apenas tocar na tela.

O sensor de impressão digital também desapareceu, substituído pelo polêmico sistema de reconhecimento facial, que desbloqueia o telefone ao reconhecer o rosto do usuário com a ajuda de uma câmera infravermelha na tela do aparelho.

Os críticos tinham duvidas se o recurso de FaceID funcionaria, mas o sistema funciona mesmo que o usuário mude sua aparência, usando óculos de sol, por exemplo.

"Eu tentei com pelo menos cinco dos meus colegas de trabalho. Nenhum dos rostos deles desbloqueou", disse o crítico da CNET Scott Stein, acrescentando que todos os testes funcionaram muito melhor do que o recurso da Samsung no Galaxy Note 8.

O iPhone X também possui carregamento sem fio e marca a primeira vez que a Apple usa uma tela OLED em um celular.

"Eu tive minhas dúvidas antes da resenha porque os Samsung Galaxy S8 e Galaxy Note 8 estavam no topo da minha lista. Mas a Apple pegou telas da Samsung e seus engenheiros as ajustaram bem", disse Todd Haselton, da CNBC.

(Por Arjun Panchadar)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos