Valor de mercado das criptomoedas atinge recorde de US$200 bi com disparada da bitcoin

LONDRES (Reuters) - O valor do mercado de criptomoedas atingiu um recorde de mais de 200 bilhões de dólares na quarta-feira, segundo a Coinmarketcap, o que faz o setor ter um valor maior do que o Citigroup.

O novo recorde veio como o recorde da maior e mais conhecida moeda digital, bitcoin, que atingiu os 7.500 dólares na Bitstamp, bolsa de Luxemburgo, após alta de mais de dez vezes no valor nos últimos 12 meses.

A bitcoin atingiu valor de mercado - preço multiplicado pelo número de moedas em circulação - para um recorde de mais de 120 bilhões de dólares.

A segunda maior criptomoeda, Ether, tem uma base de mercado de pouco menos de 30 bilhões de dólares, com mais de mil moedas digitais concorrentes que compõem o restante dos 200 bilhões de dólares.

Se o mercado de criptomoedas fosse uma empresa, sua avaliação o colocaria entre as 25 maiores empresas no índice de ações S&P 500.

O último aumento na bitcoin foi impulsionado por informações desta semana de que o CME Group, maior operador de bolsas de derivativos do mundo, lançará futuros de bitcoin no quarto trimestre, bem como a especulação de que a Amazon poderia estar se preparando para aceitar a digital moeda.

Muitos estão preocupados com o fato de o mercado representar uma bolha, com o mais recente alerta vindo do líder do Credit Suisse na última quinta-feira.

(Por Jemima Kelly)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos