Colapso das negociações de fusão entre T-Mobile e Sprint atinge ações da Deutsche Telekom

FRANKFURT (Reuters) - As ações da Deutsche Telekom recuavam nesta segunda-feira após o colapso das negociações para a fusão de sua unidade dos Estados Unidos T-Mobile com a Sprint, que teria criado a terceira líder do mercado norte-americano.

A evaporação das sinergias, que os analistas estimavam em mais do que o valor de mercado da Sprint de 27 bilhões de dólares, desencadeou várias revisões para baixo da empresa por corretores e levou a queda de mais de 3 por cento nas ações da Telekom.

Mas alguns louvaram a Telekom por exercer disciplina ao não aceitar pagar um prêmio significativo pela altamente endividada Sprint e por ter insistido no controle que permitiria consolidar a entidade resultante da fusão em seus resultados.

O presidente-executivo da Deutsche Telekom, Tim Hoettges, disse que a T-Mobile, na qual a empresa alemã possui uma participação de 64 por cento, dará prosseguimento à estratégia que resultou na adição de mais de um milhão de clientes por 18 trimestres consecutivos.

"Francamente, a T-Mobile EUA está suficientemente bem posicionada para ter sucesso sem a Sprint", disse Dhananjay Mirchandani, analista de telecomunicações da Bernstein Research, em Londres.

"Quanto à Deutsche Telekom, depois que as ações sofreram um impacto de curto prazo, não vejo como isso realmente altera a estratégia", acrescentou Mirchandani.

A queda nas ações da Telekom foi semelhante as perdas no mercado de Tóquio para a Sprint, controlada pelo Softbank Group, cujo chefe Masayoshi Son, disseram fontes, ficou com o pé atrás em ceder o controle.

SoftBank disse no domingo que vai aumentar sua participação na Sprint para menos de 85 por cento, ante 83 por cento, em uma demonstração de compromisso com a quarta maior operadora de telefonia móvel dos EUA, que tem dívidas de 38 bilhões de dólares.

(Por Douglas Busvine)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos