Amazon diz que lançamento na Austrália deve ocorrer antes da temporada de final de ano

SYDNEY (Reuters) - A Amazon.com está "muito perto" de se instalar na Austrália, disse o diretor no país nesta segunda-feira, à medida que a gigante de comércio eletrônico norte-americana se prepara para agitar um setor de varejo de lojas físicas já frágil na 12º economia do mundo.

Enquanto a Amazon não apresenta uma data de início exata, as observações de Rocco Braeuniger sugerem que a empresa estará pronta para enviar bens do seu primeiro estoque australiano a tempo para a temporada de fim de ano, um momento visto por analistas como um ponto de inflexão para os varejistas do país.

Desde a confirmação de planos para se instalar na Austrália em abril, a Amazon firmou acordo com milhares de vendedores, acrescentou Braeuniger.

Os australianos já podem comprar produtos importados da Amazon, mas ter um estoque local corta custos de transporte internacionais, aumentando a pressão sobre varejistas que já estão lutando com os gastos da manutenção de lojas e empregando equipe de pagamento.

No início deste mês, a principal rede de lojas de departamentos da Austrália, a Myer Holdings, reduziu suas previsões de crescimento, citando condições de negociação fracas, enquanto a rival David Jones recentemente contribuiu para o primeiro declínio de lucro em oito anos da controladora sul-africana Woolworths Holdings.

Enquanto a Amazon disse anteriormente que ofereceria à Austrália o seu serviço de marketplace -em que os varejistas contratam a infra-estrutura da Amazon, mas realizam suas próprias vendas- Braeuniger disse que a empresa também administrará sua própria unidade de varejo, encomendando e enviando seus próprios produtos.

(Por Byron Kaye)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos