Brasil vai integrar centro de pesquisas do Atlântico nos Açores

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil assinará na próxima semana com Portugal e outros 10 países memorando de entendimentos de cooperação visando a instalação de um centro internacional de pesquisas sobre o Atlântico (AIR Center) no arquipélago de Açores.

O projeto, liderado por Portugal, terá uma base para pesquisas espaciais, instalações para medição de radiação atmosférica e para estudos oceanográficos e de pesca.

"O Brasil deve participar principalmente das pesquisas ligadas a energia, estudos do mar, mudanças climáticas e observação da Terra", disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que representará o Brasil na assinatura.

Além de Brasil e Portugal, participam das tratativas Angola, Argentina, Cabo Verde, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Nigéria, Espanha e Uruguai, além da Comunidade Europeia.

Segundo o ministro, ainda não está definido o investimento que o Brasil fará no projeto. "Assinaremos o memorando em Florianópolis, e aí com mais formalidade começam a sair essas definições", disse.

O documento a ser assinado aprofunda a cooperação em pesquisas no Atlântico Sul e tropical, bem como em outros oceanos austrais.

(Por Leonardo Goy)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos