Topo

Tesla entrega maior bateria de íons de lítio do mundo no prazo de 100 dias

Bateria de íons de lítio da Tesla tem 129 megawatts e foi entregue à Austrália em um prazo de 100 dias - Divulgação/Tesla
Bateria de íons de lítio da Tesla tem 129 megawatts e foi entregue à Austrália em um prazo de 100 dias Imagem: Divulgação/Tesla

Sonali Paul

Da Reuters, em Melbourne

23/11/2017 07h51

A Tesla concluiu a construção da maior bateria de íons de lítio do mundo na Austrália, e está a caminho de cumprir um prazo de 100 dias para o projeto, informou o governo australiano nesta quinta-feira.

Em julho, a companhia venceu licitação para construir uma bateria de 129 megawatts para a Austrália Meridional, o Estado mais dependente de energia eólica do país, e o presidente-executivo da empresa, Elon Musk, prometeu concluir a instalação 100 dias após a assinatura do contrato ou fazê-lo gratuitamente.

VEJA TAMBÉM:

Quando o acordo foi assinado em 29 de setembro, a Tesla já estava na metade do caminho de instalar a bateria.

Os chamados Tesla Powerpacks agora foram completamente instalados em um parque eólico da francesa Neoenm e os testes estão programados para começar.

"Enquanto outros estão apenas falando, estamos entregando nosso plano de energia, tornando a Austrália Meridional mais autossuficiente e fornecendo energia reserva e mais acessível para nossos cidadãos neste verão", disse em comunicado o premiê do Estado, Jay Weatherill.

O Estado ainda precisa informar quanto pagará pela bateria, que faz parte de um plano de 510 milhões de dólares australianos (US$ 390 milhões) que inclui geradores a diesel para ajudar a manter a eletricidade após uma série de apagões nos últimos 18 meses.

A operadora do mercado de energia da Austrália alertou que a oferta de energia será apertada neste verão, particularmente na Austrália Meridional e na vizinha Victoria, onde uma das maiores usinas de energia de carvão do mercado foi fechada em março.