Topo

Uber se alia à Mahindra para testar veículos elétricos na Índia

24/11/2017 12h55

Por Promit Mukherjee

MUMBAI (Reuters) - O serviço de transportes urbanos Uber[UBER.UL] fará uma parceria com a montadora Mahindra and Mahindra para utilizar veículos elétricos em sua plataforma na Índia, disseram as duas companhias nesta sexta-feira, em um momento em que o governo está pressionando para que todos os veículos novos sejam elétricos até 2030.

O Uber utilizará centenas de veículos elétricos em Délhi e Hyderabad até março do ano que vem e considerará uma expansão do projeto para outras cidades, disse aos repórteres o diretor de negócios da empresa na Índia e mercados emergentes, Madhu Kannan, em Mumbai.

"É difícil prever por quanto tempo esse projeto vai durar... Será preciso um progresso adequado no engajamento com nossos acionistas antes que possamos planejar uma expansão para outras cidades", disse Kannan, acrescentando que o Uber até agora não revelou grandes metas para veículos elétricos na Índia.

A Índia está trabalhando em uma nova política para veículos elétricos, mas o setor automotivo está cético em relação ao seu sucesso, devido aos altos custos de baterias e falta de infraestrutura para carregamento, o que dizem que pode tornar toda a proposta inviável.

"Nossa colaboração com o Uber é um próximo passo importante para ajudar a acelerar a adoção de veículos elétricos em larga escala em plataformas de compartilhamento e mobilidade e atingir a visão do país para veículos elétricos", disse o diretor administrativo da Mahindra, Pawan Goenka.

Como parte do acordo, o Uber inicialmente irá subsidiar o custo de carros elétricos para seus motoristas, e a Mahindra também fornecerá financiamento, seguros e serviços pós-venda. As duas empresas também trabalharão com companhias públicas e particulares para montar estações de carregamento para os carros em Hyderabad.

(Por Promit Mukherjee)