Empresa de mapeamento digital HERE vai comprar ATS, especializada em atualizações sem fio de carros autônomos

Por Jamillah Knowles

LONDRES (Reuters) - A empresa de mapeamento digital HERE Technologies disse nesta terça-feira que planeja adquirir a Advanced Telematic Systems (ATS), uma empresa alemã que fornece atualizações de software para veículos conectados e autônomos.

O acordo, cujos termos não foram divulgados e que deverá ser firmado no início de 2018, fortalecerá a posição da HERE como um provedor de serviços de localização e computação em nuvem para veículos autônomos que poderiam chegar as estradas em grande número dentro de alguns anos.

"A aquisição da ATS é um investimento estratégico extremamente importante para complementar nosso portfólio como fornecedor de nuvem automotiva premium", disse Ralf Herrtwich, executivo da HERE.

A HERE foi vendida para a Nokia, Audi, BMW e Daimler em 2015 por mais de 2 bilhões de dólares e funciona como um laboratório de pesquisa para as montadoras que procuram enfrentar a ameaça competitiva da fabricante norte-americana de veículos elétricos Tesla. A HERE também compete em tecnologia de mapeamento com o Google, da Alphabet, e com o rival holandês TomTom.

A HERE, o maior fornecedora de mapas digitais para a indústria automotiva, investiu 640 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento em 2016, ou cerca de 55 por cento de sua receita, de acordo com documentos a que a Reuters teve acesso.

A tecnologia over-the-air, ou OTA, utilizada pela ATS está em demanda crescente conforme as empresas que desenvolvem carros com dispositivos digitais e veículos autônomos buscam manter sua tecnologia e a experiência do usuário atualizadas.

A tecnologia funciona de maneira semelhante à forma pela qual celulares recebem atualizações de aplicativos e sistemas operacionais por meio de redes sem fio e foi utilizada pela primeira vez pela Tesla nas atualizações de seus carros.

A segurança contra ataques de hackers é vital para tais veículos conectados e o principal produto da ATS, o OTA Plus v3, tem suporte ao Uptane, um conjunto de segurança que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.

(Por Jamillah Knowles)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos