Custos de direção autônoma podem cair até 90% em 2025, diz CEO da Delphi
DETROIT (Reuters) - A Delphi Automotive, que está mudando seu nome para Aptiv, quer reduzir o custo de veículos autônomos em mais de 90 por cento, para cerca de 5 mil dólares, até 2025, de acordo com o presidente-executivo Kevin Clark.
A ação da Aptiv, que começa a ser negociada na terça-feira sob o ticker APTV na bolsa de Nova York, também quer ajudar as montadoras a repensar a forma como os veículos são projetados e montados e ganhar dinheiro com os dados gerados por veículos elétricos autônomos.
A Delphi Technologies, uma companhia separada, continuará a ser listada sob o símbolo DLPH e focará em componentes tradicionais de motores. A Aptiv se concentrará em direção autônoma e outras tecnologias.
Embora as atuais estimativas para o custo de um pacote de hardware e software para direção autônoma variem de 70 mil a 150 mil dólares, "o custo do conjunto de direção autônoma até 2025 diminuirá para cerca de 5 mil dólares, devido ao desenvolvimento da tecnologia e o (maior) volume", disse Clark em entrevista.
Uma das maiores oportunidade para a redução de custos, disse Clark, acontecerá com as montadoras, em parceria com companhias como a Delphi/Aptiv começando a refazer a engenharia básica das plataformas dos veículos, especificamente para acomodar motores elétricos, baterias e sensores automotivos.
"Olhando daqui cinco a dez anos, considerando a quantidade softwares inseridos nos carros, a complexidade dos sistemas (de direção autônoma) e infotenimento, a arquitetura básica do veículo precisa ser repensada", ele disse.
(Por Paul Lienert)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.