Cingapura lança programa de compartilhamento de veículos elétricos

Por Aradhana Aravindan

CINGAPURA (Reuters) - Cingapura lançou nesta terça-feira seu primeiro programa de compartilhamento de veículos elétricos através do qual a cidade-Estado espera dar aos moradores mais opções de transporte e evitar que sintam a necessidade de comprar seus próprios veículos.

O serviço, que será operado durante uma década pela BlueSG, uma unidade da francesa Bollore Group, é parte dos planos de Cingapura para reduzir o número de veículos em suas ruas e encorajar o uso de transporte público.

A cidade-Estado , um dos lugares mais caros do mundo para manter um carro, disse em outubro que não permitirá nenhum crescimento líquido em sua frota de carros a partir de fevereiro do ano que vem, citando o escassez de terra no país e esforço para desenvolver seu sistema de transporte público.

Cingapura, com vias bem conservadas e condições de tráfego relativamente boas, também tem incentivado o teste de várias tecnologias de automóveis autônomos.

Bollore opera serviços similares de compartilhamento de veículos em outras cidades, incluindo Paris, Bordeaux e Lyon na França, Indianapolis e Los Angeles nos Estados Unidos e Torino, na Itália.

Cerca de 80 carros e 32 estações de carregamento já estão disponíveis para uso público, disse a BlueSG em comunicado na terça-feira.

A companhia quer lançar uma frota de mil veículos elétricos e 2 mil pontos de carregamento até 2020. A BlueSG disse que o serviço de Cingapura se tornará o segundo maior serviço de compartilhamento de carros elétricos do mundo, após Paris.

O comunicado não revelou o valor do projeto. O governo de Cingapura forneceu algum financiamento para a infraestrutura do programa.

Os usuários podem assinar um dos dois planos de assinatura e pagarão 0,33 dólar de Cingapura (0,24 dólar) por minuto na assinatura annual ou 0,50 dólar de Cingapura por minuto. A taxa por minuto é similar aos preços do serviço de compartilhamento de veículos da Bollore em Paris, Autolib.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos