Topo

Boom do bitcoin multiplica investidores japoneses de varejo

13/12/2017 16h15

Por Hideyuki Sano

TÓQUIO (Reuters) - Um exército de investidores japoneses de varejo emergiu como força importante no mercado de bitcoin, representando cerca de 30 a 50 por cento da negociação na criptomoeda, que atingido níveis recordes.

Outrora céticos, os investidores de varejo japoneses foram atraídos pela volatilidade da moeda digital e pela ineficiência na precificação, que criam oportunidade para ganhar dinheiro com a arbitragem entre bolsas.

O salto do bitcoin, cujo preço subiu mais de 16 vezes este ano para mais de 17 mil dólares, atraiu comparações com o pico de ouro dos anos 1970 ou o aumento das ações japonesas nos anos 80. Ambos entregaram ganhos maciços aos investidores de varejo japoneses antes de cair bruscamente.

As estatísticas sobre bitcoin e criptomoedas são irregulares porque a negociação não é regulamentada na maioria dos países.

Dados compilados pelo site japonês de bitcoin Jpbitcoin.com mostram que negócios de bitcoin baseados em ienes atingiram o recorde de 4,5 milhões de bitcoins em novembro, quase metade do total das maiores bolsas mundiais de 9,29 milhões de bitcoins.

Profissionais da indústria dizem que nem todos os negócios de bitcoin com base em ienes são feitos por japoneses, pois alguns hedge funds agora negociam bitcoins em ienes para tirar proveito dos diferenciais de preços entre o iene e o dólar.

Ainda assim, muitas autoridades da indústria estimam que o Japão representa cerca de um terço a metade do comércio global de bitcoins.

(Por Hideyuki Sano, Yoshiyuki Osada e Daiki Iga)