Cientistas do Reino Unido dizem que criaram o menor cartão de Natal do mundo

(Reuters) - Cientistas britânicos criaram o que eles acreditam ser o menor cartão de Natal do mundo, tão pequeno que mais de 200 milhões deles podem caber em um selo postal padrão.

O cartão, criado pelo National Physical Laboratory (NPL), o laboratório nacional de padrões de medição do Reino Unido, mede 15x20 micrômetros. Um micrômetro é um milionésimo de metro.

O cartão é feito de nitreto de silício revestido com platina, e foi ilustrado usando um feixe de íons focado. A capa do cartão apresenta uma gravura de um boneco de neve, acima das palavras "boas festas" , bem como uma mensagem no interior.

Um dos inventores do cartão, o dr. David Cox, da NPL, que criou o cartão junto com o colega dr. Kin Mingard, disse que a tecnologia utilizada na sua criação tem mais usos práticos.

"Estamos usando as ferramentas que criaram o cartão para medir com precisão a espessura de características extremamente pequenas nos materiais, ajudando a desbloquear novas tecnologias de bateria e semicondutores. É um desenvolvimento genuinamente empolgante".

A NPL disse que o menor cartão de Natal anterior media 200x209 micrômetros, fazendo sua invenção mais de 100 vezes menor.

(Por Mark Hanrahan)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos