Facebook notificará usuários quando fotos deles forem publicadas

Por David Ingram

SAN FRANCISCO (Reuters) - O Facebook disse nesta terça-feira que começará a usar tecnologia de reconhecimento facial para dizer às pessoas quando outros usuários publicarem fotos delas, se concordarem em deixar a companhia manter um modelo facial arquivado.

A companhia disse em comunicado que estava tornando a ferramenta opcional para permitir que as pessoas protejam sua privacidade, mas que acreditava que algumas pessoas gostariam de ser notificadas de fotos que, de outras formas, poderiam não ser informadas sobre a existência.

A ferramenta não estará imediatamente disponível no Canadá e na União Europeia, disse o Facebook. As leis de privacidade são geralmente mais rígidas nestas regiões, embora a companhia tenha dito que estava esperançosa sobre a implementação da ferramenta nesses locais no futuro.

As companhias de tecnologia estão implementando várias funções usando tecnologia de reconhecimento facial, apesar dos temores sobre como os dados sobre a face podem ser usados. Em setembro, a Apple revelou que os usuários de seu novo iPhone X poderiam desbloquear seu aparelho usando seu rosto.

A companhia planeja acrescentar um botão "ligado/desligado" para permitir que os usuários controlem todas as ferramentas ligadas ao reconhecimento facial, disse o vice-diretor de privacidade do Facebook, Rob Sherman. "Nós pensamos que era importante ter uma maneira realmente direta de controlar a tecnologia de reconhecimento facial", acrescentou.

O Facebook disse que também planeja usar a tecnologia de reconhecimento facial para notificar usuários se outra pessoa utilizar uma foto deles como imagem de perfil, o que a companhia diz que pode ajudar a reduzir imitações, assim como no software que descreve fotos em palavras para pessoas que tem perda de visão, então elas podem dizer quem está na foto.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos