Huawei e Nokia firmam acordo sobre patentes de smartphones

Por Tuomas Forsell

HELSINQUE (Reuters) - A Nokia assinou um contrato de licença de patente de smartphones válido por vários anos com a chinesa Huawei - sua rival no mercado de redes - obtendo acordos de royalties com todos os maiores fabricantes de celulares do mundo.

A empresa finlandesa disse nesta quinta-feira que começará a registrar receitas, incluindo um pagamento extraordinário, a partir do quarto trimestre. As duas empresas não forneceram detalhes financeiros adicionais do acordo.

A Nokia recentemente assinou acordos de licenciamento com fabricantes de celulares, incluindo Apple, Samsung Electronics, LG e Xiaomi.

O catálogo de patentes da Nokia cobre tecnologia que reduz a necessidade de componentes de hardware em um telefone, preserva a vida da bateria e aumenta a recepção de rádio, entre outros recursos.

Mais de 90 por cento da receita da Nokia vem de equipamentos de rede de telecomunicações, mas os pagamentos de licenciamento são altamente lucrativos, o que é especialmente bem-vindo, já que o negócio da rede está sofrendo com a queda da indústria.

"É um pacto significativo porque a Nokia agora tem acordos com todos os grandes fabricantes de celulares... O mercado de rede continuará difícil, mas a crescente receita de patentes irá compensá-lo", disse o analista Mikael Rautanen da empresa de pesquisa Inderes.

Ele disse que a receita do acordo com a Huawei seria menor que a obtida com a Apple, que ele estimou em cerca de 250 milhões de euros (297 milhões de dólares) por ano.

(Por Tuomas Forsell)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos