Legisladores dos EUA instam AT&T a cortar laços comerciais com Huawei, dizem fontes

Por Diane Bartz

WASHINGTON (Reuters) - Congressistas dos Estados Unidos estão exortando a AT&T, segunda maior operadora de telefonia móvel do país, a cortar todos os laços comerciais com a fabricante chinesa de telefones Huawei, disseram dois assessores parlamentares.

Os congressistas também se opõem aos planos da operadora de telecomunicações China Mobile de entrar no mercado norte-americano por receios com segurança, segundo as fontes.

O aviso veio após o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, ter endurecido políticas iniciadas por seu antecessor Barack Obama em questões que vão desde o papel de Pequim para conter a Coreia do Norte aos esforços chineses para adquirir empresas de setores estratégicos nos EUA.

No início do mês, a AT&T foi forçada a desistir de um plano para oferecer a seus clientes aparelhos Huawei após membros do Congresso norte-americano fizeram campanha contra a ideia junto a reguladores federais, disseram as fontes à Reuters.

O governo dos EUA também bloqueou uma série de aquisições de chineses por questões de segurança nacional, incluindo a proposta da Ant Financials para comprar a empresa de transferência de dinheiro dos EUA MoneyGram.

Os legisladores também estão advertindo as empresas norte- americanas de que ligações com a Huawei ou a China Mobile podem prejudicar negócios com o governo dos EUA, disse um assessor sob anonimato porque não está autorizado a falar publicamente.

A China Mobile, a maior operadora de telefonia móvel do mundo, não respondeu aos pedidos de comentário. A AT&T também não quis comentar.

Especialistas em segurança nacional temem que qualquer dado de um dispositivo Huawei sobre a localização do usuário do telefone, por exemplo, estaria disponível para os serviços de inteligência do governo chinês.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos