Topo

Bitcoin cai para US$10 mil, metade do preço máximo, com preocupações regulatórias

17/01/2018 12h36

Por Tommy Wilkes e Hideyuki Sano

LONDRES/TÓQUIO (Reuters) - O bitcoin recuou mais 12 por cento na quarta-feira, para quase a metade do seu preço máximo, com investidores temerosos de que os reguladores podem restringir a volátil criptomoeda que disparou no ano passado.

O preço do bitcoin, a maior e mais conhecida criptomoeda mundial, caiu para 10 mil dólares na bolsa Bitstamp baseada em Luxemburgo, o menor valor desde 1 de dezembro.

A moeda digital atingiu o valor máximo de quase 20 mil dólares em dezembro - e, de fato, superou esse patamar em algumas bolsas -, mas desde então vem sofrendo com grandes vendas.

Outras criptomoedas recuaram ainda mais. Ethereum e Ripple caíram fortemente após relatos de que a Coreia do Sul e a China poderiam proibir o comércio de criptomoedas, levando a preocupações com uma regulamentação mais ampla.

"Há muito pânico no mercado. As pessoas estão vendendo para tentar sair daqui", disse Charles Hayter, fundador da Cryptocompare, que possui criptomoedas.

Autoridades devem debater o aumento do bitcoin na próxima reunião de cúpula do G20 na Argentina, em março.

"As criptomoedas podem ser limitadas no trimestre atual antes da reunião do G20 em março, onde os políticos podem discutir uma regulamentação mais dura", , disse Shuhei Fujise, analista chefe da Alt Design.

Separadamente, uma autoridade do banco central da China informou que o governo de Pequim deve proibir a negociação centralizada de moedas digitais, bem como indivíduos e empresas que prestam serviços relacionados.