Topo

Remuneração de Elon Musk dependerá de a Tesla atingir metas

23/01/2018 20h39

Por Subrat Patnaik

(Reuters) - O bilionário do Vale do Silício Elon Musk não receberá nenhum salário ou bônus em dinheiro da Tesla e toda a sua remuneração como presidente-executivo da montadora de veículos elétricos estará vinculada a êxitos operacionais e em ações, informou a empresa nesta terça-feira.

O plano prevê que o valor de mercado da empresa cresça para 650 bilhões de dólares na próxima década - 10 vezes o tamanho atual da General Motors - e derruba a especulação de que Musk pode estar planejando deixar a Tesla em breve.

Se a empresa atingir essa marca e Musk alcançar todos as metas, conquistando todas as opções de ações, sua remuneração será de 78 bilhões de dólares. Além disso, sua atual fatia de 20 por cento na empresa valerá 130 bilhões de dólares.

O novo plano de longo prazo, inspirado no prêmio de desempenho de Musk 2012, mas mais diretamente relacionado ao desempenho da empresa, foi revelado depois que o esperado Model 3 da Tesla perdeu uma série de metas de produção.

Os atrasos e os alto gastos da Tesla preocuparam Wall Street de que a ambição de Musk de tornar a empresa em uma gigante esticará severamente suas capacidades de produção.

Com 650 bilhões de dólares, a Tesla seria a quarta maior empresa do índice S&P 500 hoje, uma posição à frente da Amazon.com e atrás da Apple, Alphabet e Microsoft.

Hoje a empresa tem valor de mercado de cerca de 60 bilhões de dólares.

(Por Subrat Patnaik)