Fortes previsões da Western Digital acalmam preocupações de queda no boom de chips

Por Munsif Vengattil

(Reuters) - A Western Digital apresentou fortes previsões de lucros anuais e para o trimestre atual na quinta-feira e disse que o mercado de memória flash crescerá mais rápido em 2018, aliviando preocupações de investidores de que a crescente demanda por chips de memória esteja diminuindo.

Após uma intensa alta de um ano e meio, uma queda súbita nos preços de alguns chips e estimativas de lucros decepcionantes da Samsung, no início do mês, desanimaram investidores que apostaram em pelo menos mais um ano de crescimento.

O vice-presidente financeiro da Western Digital, Mark Long, disse que qualquer flexibilização no preço ajudará a indústria.

"A normalização no mercado de memória é esperada e benéfica para o setor, criando novas oportunidades", disse Long em teleconferência com analistas. "Consideramos essa normalização como parte do nosso negócio".

A Western Digital ajustou a previsão de lucro de 3,20 para 3,30 dólares por ação para o trimestre atual, superando estimativa de analistas de 3,04 dólares, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S. A expectativa de lucro para o ano passou de 13,50 dólares para 14 dólares por ação, também acima das estimativas do mercado de 13,42 dólares.

Long estimou que o crescimento da indústria de chips de memória em 2018 seria próximo de 35 a 45 por cento, devido a melhores margens na fabricação e com a adoção contínua do flash 3D, com a Western Digital superando o crescimento.

A receita da Western Digital cresceu 9,2 por cento, para 5,34 bilhões de dólares no trimestre fechado em 29 de dezembro. Analistas, em média, previam receita de 5,3 bilhões de dólares.

A Western Digital teve prejuízo líquido de 823 milhões de dólares, ante lucro de 235 milhões de dólares em 2016, devido a uma cobrança de 1,6 bilhão de dólares referente às novas leis tributárias dos Estados Unidos.

Excluindo itens, a empresa ganhou 3,95 dólares por ação, acima das expectativas de 3,79 dólares por ação.

(Por Munsif Vengattil)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos