Topo

Twitter barra tática de usar 'bots' para espalhar notícias falsas

AFP
Imagem: AFP

David Ingram

Em San Francisco

22/02/2018 12h26

O Twitter anunciou que não mais vai permitir que pessoas publiquem mensagens idênticas em várias contas, coibindo uma tática que agentes russos e outros supostamente utilizaram para viralizar tuites ou tópicos.

A rede social com sede em San Francisco, na Califórnia, também disse na quarta-feira que não vai permitir que pessoas usem software para executar outras ações simultaneamente, como curtir ou retuitar de várias contas.

O Twitter, conhecido por discussões abertas com mensagens curtas, está sob pressão de usuários e governos ocidentais para impedir a propagação de notícias falsas e propaganda estrangeira, muitas vezes realizada com a ajuda de contas automatizadas conhecidas como bots.

Os bots do Twitter divulgaram propaganda antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 2016, e continuaram a inflamar a política norte-americana protegidos no anonimato, dizem pesquisadores acadêmicos e autoridades dos EUA.

As novas restrições do Twitter visam melhorar a "qualidade da informação", disse Yoel Roth, da equipe de políticas da empresa.

"Essas mudanças são um passo importante para garantir que permanecemos à frente de atividades mal-intencionadas que visam debates importantes que ocorrem no Twitter - incluindo eleições nos EUA e em todo o mundo ", disse Roth em um comunicado.

O Twitter disse que daria aos usuários até 23 de março para cumprir as novas regras antes de suspender as contas.