Teste do Easy Ride marca entrada na Nissan no segmento de serviços de táxi

Por Naomi Tajitsu

YOKOHAMA (Reuters) - A Nissan Motor está dando seus primeiros passos para se tornar uma operadora de serviços de veículos autônomos, na esperança de entrar em um segmento que deve ser dominado pelo Uber e outras empresas de tecnologia.

Por mais de um século as fabricantes de automóveis têm baseado seus modelos de negócios na propriedade individual de carros, mas agora a segunda maior montadora do Japão e suas rivais estão se preparando para um futuro em que os carros com direção autônoma devem restringir a propriedade de veículos.

Em parceria com a operadora japonesa de plataforma de jogos móveis DeNA, a Nissan iniciará testes de campo de seu serviço Easy Ride em Yokohama em março, tornando-se uma das primeiras grandes montadoras no mundo a testar o software de transporte compartilhado desenvolvido internamente, usando sua própria frota de carros elétricos autônomos.

O Easy Ride, que a Nissan planeja lançar no Japão no início dos anos 2020, deve ser mais como um serviço de concierge sobre rodas, fazendo - por exemplo - recomendações de restaurantes enquanto o carro está em movimento.

O anúncio segue um acordo da Nissan e de suas parceiras Renault e Mitsubishi Motors no início deste mês para explorar a futura cooperação com o conglomerado chinês de serviços de transporte compartilhado Didi Chuxing.

Esses movimentos marcam um impulso da montadora para evitar se tornar um mero fornecedor de veículos para empresas de transporte e de compartilhamento de carros.

"Nós percebemos que vai levar tempo para se tornar um operador de serviço, mas queremos entrar neste segmento, em parceria com empresas que são especialistas no campo", disse o presidente-executivo da Nissan, Hiroto Saikawa, à Reuters em uma entrevista neste mês.

(Por Naomi Tajitsu)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos