Concorrentes do Google Shopping pedem ação antitruste na Europa

BRUXELAS (Reuters) - Os concorrentes do Google Shopping pediram novas ações das autoridades reguladoras antitruste da União Europeia para garantir que a empresa da Alphabet trate os rivais oferecendo serviços de compras igualmente.

Em 2016, o Google disse que permitiria que os concorrentes oferecessem anúncios no topo de uma página de pesquisa, dando-lhes a chance de competir em igualdade de condições, após a Comissão Europeia multar a empresa em 2,4 bilhões de euros.

"A proposta de solução do Google é incompatível com a decisão de proibição", disse um grupo de 19 rivais em carta à Comissária Europeia da Concorrência, Margrethe Vestager. O Google disse que estava cumprindo a ordem da UE.

O site britânico de comparação de preços Foundem, cuja queixa desencadeou a investigação da UE, a Twenga da França e os rivais no ramos de busca de viagens, mapeamento digital e publicação foram os subscritores da carta a Vestager.

"A proposta de solução atual do Google não é melhor do que as propostas de compromisso da empresa sob o comando do Comissário Almunia e, em alguns aspectos, pode ser pior", disse o grupo, referindo-se ao antecessor de Vestager que tentou resolver o problema com o Google sem a aplicação de multa.

A autoridade da concorrência da UE disse estar ciente das preocupações e buscou comentários dos rivais e do Google.

"A carta levanta vários argumentos que a Comissão já analisou como parte de sua avaliação contínua das medidas do Google", disse um porta-voz da autoridade na quarta-feira.

O porta-voz do Google, Al Verney, disse que a empresa está dando aos concorrentes uma chance justa.

"Conforme necessário, os serviços de comparação de compras têm a mesma oportunidade que o Google Shopping para exibir anúncios de compras de comerciantes nas páginas de resultados de pesquisa do Google", afirmou Verney.

(Por Foo Yun Chee)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos