Topo

É real: Google adota caminhões sem motorista para fazer entregas em Atlanta

Se cruzar com um deste, não adianta buzinar - Divulgação
Se cruzar com um deste, não adianta buzinar Imagem: Divulgação

Shariq Khan

09/03/2018 17h13

A Waymo, a empresa da Alphabet voltada a veículos autônomos, disse nesta sexta-feira que lançará um modelo piloto de caminhões que não precisam de motorista em Atlanta para transportar carga para os centros de dados do Google.

O anúncio ocorreu dois dias depois que a rival Uber disse que seus caminhões autônomos vão transportar cargas nas rodovias do Estado norte-americano do Arizona.

A Waymo vinha testando seus caminhões de direção autônoma em estradas na Califórnia e no Arizona no último ano, desde que fez o anúncio publico em julho de 2017.

"À medida que nossos caminhões auto-dirigidos chegam às rodovias da região, teremos condutores externos altamente treinados para monitorar sistemas e assumir o controle, caso seja necessário", disse a Waymo.

Os veículos autônomos oferecem uma oportunidade de vários bilhões de dólares para remodelar os sistemas de transporte urbano e empresas que vão desde Tesla e Apple a montadoras tradicionais como Ford e General Motors estão tentando dominar o mercado.

A Waymo, que está entre os líderes dessa tecnologia, espera que os veículos de direção autônoma possam assumir o transporte de caminhão em distâncias longas nos próximos anos, permitindo que os motoristas humanos lidem com rotas locais de entrega.

"Se vocês estiver na área de Atlanta, procure um caminhão Waymo azul brilhante fazendo uma corrida", disse a Waymo.