Topo

Uber volta a operar em Barcelona com motoristas profissionais

13/03/2018 11h45

Por Eric Auchard

LONDRES (Reuters) - O Uber [UBER.UL] está buscando uma segunda chance em Barcelona, três anos após ter sido forçado a abandonar a operação diante de protestos de motoristas de táxi, por meio da introdução de um serviço totalmente licenciado que satisfaz as leis locais de transporte.

Seu novo serviço UberX funcionará com centenas de motoristas profissionais e licenciados, em contraste com o serviço UberPop que funcionou até o final de 2014, com motoristas não-profissionais, disse o Uber nesta terça-feira.

O Uber está procurando alterar suas práticas de negócios que resultaram em uma série de batalhas regulatórias, escândalos envolvendo motoristas e clientes e em casos judiciais.

"Nós cometemos erros ao longo do caminho", disse o gerente-geral do Uber para o Sudoeste Europeu, Carles Lloret, em uma postagem no blog da empresa.

"Estamos mudando a maneira como fazemos negócios, colocando a integridade no cerne de cada decisão que tomamos e trabalhando duro para ganhar a confiança das cidades nas quais operamos. Barcelona não é exceção", afirmou Lloret.

Em janeiro, o presidente-executivo do Uber, Dara Khosrowshahi, disse que estava focado no "crescimento responsável", enquanto procurava encerrar uma cultura agressiva e intransigente na busca de resultados, que herdou ao se juntar no ano passado à empresa pioneira no serviço de transporte urbano compartilhado por aplicativo.

Dois anos atrás, o Uber reintroduziu o UberX usando motoristas profissionais em Madri. Em dezembro de 2014, um juiz havia ordenado que todos os serviços da Uber fossem fechados na capital espanhola.

Criticando o retorno do Uber como uma concorrência desleal para seus meios de subsistência, motoristas de táxi organizaram uma série de greves de 24 horas em Madri, Barcelona e outras cidades espanholas no ano passado.

"Estamos totalmente empenhados em trabalhar com todo o setor - incluindo táxis - para melhorar a mobilidade em Barcelona juntos", disse Lloret.

O Uber, com sede San Francisco, na Califórnia, fechou os serviços de forma preventiva em Barcelona em dezembro de 2014, quando as autoridades locais se preparavam para aprovar uma legislação contra o serviço UberPop.

Os protestos de associações de táxis no ano passado contra o Uber também visavam a empresa rival Cabify, fundada em Madri em 2012 e que opera na Espanha, Portugal e América Latina.

(Por Eric Auchard)