Topo

Zara espera atrair clientes com displays de realidade aumentada

13/03/2018 19h50

Por Sonya Dowsett

CORUNHA, Espanha (Reuters) - A Zara, rede de varejo de moda da espanhola Inditex e maior varejista de roupas do mundo, apresentará displays de realidade aumentada a partir de abril, em um esforço para atrair clientes da geração "millennials" para suas lojas, afirmou a marca nesta terça-feira.

Os varejistas de roupas estão tendo que investir em mostruários mais chamativos de produtos e conteúdos específicos nas lojas para atrair clientes na faixa de 20 a 30 anos, cujo crescente consumo em lojas online como a Amazon, pressionou o setor de varejo físico nos últimos anos.

Essa última aposta tecnológica da Zara mostra modelos que usam looks selecionados quando um celular é colocado em um sensor dentro das lojas selecionadas, deixando a opção dos clientes fazerem compras apenas clicando.

A Inditex, que é conhecida por levar as últimas tendências de moda das passarelas para as lojas em questão de dias, resistiu bastante aos ataques dos concorrentes online, dizem analistas.

"Atualmente, é muito raro encontrar empresas da indústria varejista que não são perturbadas pelo setor online", disse Anne Critchlow, do Société Générale, em uma nota recente a clientes.

A concorrente H&M também está investindo em tecnologia para aumentar o engajamento de clientes.

Os displays de realidade aumentada de Zara serão introduzidos em 120 lojas em todo o mundo a partir de 18 de abril, disse a Inditex.

A tecnologia também permitirá que as modelos apareçam em pacotes de compras online entregues aos clientes, mostrando looks alternativos.

(Por Sonya Dowsett)